Segurança na internet

Quando sai de casa você certamente toma alguns cuidados para se proteger de assaltos e outros perigos existentes nas ruas. Na internet é igualmente importante colocar em prática alguns procedimentos de segurança já que golpes, espionagem e roubo de arquivos ou senhas são apenas alguns dos problemas que as pessoas podem ter.
É para ajudá-lo a lidar com isso que apresentamos 14 dicas importantes para você manter sua segurança online:

1- Saia usando Logout, Sair ou equivalente
Após acessar seu webmail, sua conta em um site de comércio eletrônico, redes sociais, internet banking (ou qualquer outro serviço que exige que você forneça um nome de usuário e senha), saia utilizando o botão de Logout, Logoff, Sair, Desconectar (ou equivalente).
Pode parecer óbvio, mas muita gente simplesmente sai do site fechando a janela do navegador ou entrando em outro endereço. Isto é arriscado pois o site não recebeu a instrução de encerrar o seu acesso e alguém mal-intencionado pode abrir seu navegador e acessar as informações de sua conta. Esta dica é válida principalmente para computadores em ambientes públicos (faculdade, trabalho, lan house, etc).

2- Crie senhas difíceis de serem descobertas
Não utilize senhas como nome de parentes, data de aniversário, placa do carro, etc. Dê preferência à sequências que misturam letras, números, símbolos especiais e tenham no mínimo 6 caracteres.
Evite guardar suas senhas em papéis, arquivos do Word ou qualquer outro programa. Além disso, evite ao máximo usar a mesma senha para vários serviços.

3- Mude a sua senha periodicamente
Além de criar senhas difíceis de serem descobertas é essencial mudá-las periodicamente. Pelo menos uma vez a cada três meses.

4- Use navegadores atuais
Usar navegadores de internet atuais garante não só que você consiga acessar tecnologias novas para a internet, mas também que conte com recursos de segurança que combatem perigos mais recentes.
Além disso, navegadores atualizados geralmente contam com correções contra falhas de segurança exploradas em versões anteriores. Por isso sempre utilize a última versão disponível para o seu navegador.

5- Cuidado com downloads
Se você usa programas de compartilhamento ou costuma obter arquivos de sites especializados em downloads, fique atento ao que você baixa. Ao término do download, verifique se o arquivo possui alguma característica estranha, por exemplo, mais de uma extensão (como nomedoarquivo.mp3.exe), tamanho muito pequeno ou informações de descrição suspeitas, pois muitas pragas digitais se passam por arquivos de áudio, vídeo, foto, aplicativos e outros para enganar o usuário. Além disso sempre examine o arquivo baixado com um antivirus.

Tome cuidado também com sites que pedem para você instalar programas para continuar a navegação ou para usufruir de algum serviço. Desconfie ainda de ofertas de softwares "milagrosos", capazes de dobrar a velocidade de seu computador ou de melhorar sua performance, por exemplo.

6- Atente-se ao usar um programa de mensagens instantâneas ou bate-papo
É comum encontrar vírus que exploram serviços de mensagens instantâneas ou bate-papo de redes sociais. Essas pragas são capazes de durante uma conversa com um contato, emitir mensagens automáticas com links para vírus ou outros programas maliciosos. Nessa situação é natural que a parte que recebeu a mensagem pense que seu contato é que a enviou e então clique no link com a maior boa vontade e confiança.

Se durante uma conversa você receber um link que não estava esperando, pergunte ao contato se de fato ele o enviou. Se ele negar, não clique no link e avise que o computador dele pode estar com algum malware.

7- Cuidado com e-mails falsos
Recebeu um e-mail dizendo que você tem uma dívida com uma empresa de telefonia ou afirmando que um de seus documentos está ilegal? Ou ainda, a mensagem te oferece prêmios ou cartões virtuais de amor? Te intima para uma audiência judicial? Contém uma suposta notícia importante sobre uma personalidade famosa? Pede para você atualizar seus dados bancários? É muitíssimo provável que seja um e-mail falso.
Se a mensagem tiver textos com erros ortográficos e gramaticais, fizer ofertas milagrosas ou levar à um endereço diferente do indicado no link, desconfie imediatamente. Na dúvida entre em contato com a empresa cujo nome foi envolvido no e-mail.

8- Evite sites de conteúdo duvidoso
Muitos sites contêm em suas páginas scripts capazes de explorar falhas do navegador de internet. Por isso evite navegar em sites duvidosos, de conteúdo "hacker" e afins. Tenha sempre a certeza de estar navegando em um ambiente seguro.

9- Cuidado com anexos de e-mail
Essa é uma das instruções mais antigas. Mesmo assim o e-mail ainda é uma das principais formas de disseminação de malware.
Tome cuidado ao receber mensagens que te pedem para abrir o arquivo anexo (supostas fotos, por exemplo), principalmente se o e-mail veio de alguém que você não conhece. Para aumentar sua segurança, você pode checar o arquivo anexado com um antivirus (faça mesmo quando estiver esperando recebê-lo de alguém).

10- Atualize seu antivirus
Muita gente pensa que basta instalar um antivirus para o seu computador estar protegido. Mas não é bem assim. É necessário mantê-lo atualizado ou o programa não conseguirá identificar as ameaças mais recentes.
Todos os antivirus permitem configurar atualizações automáticas. Então deixe sempre esta opção habilitada.

11- Cuidado ao fazer compras na internet ou usar sites de bancos
Fazer compras pela internet é uma grande comodidade, mas só o faça em sites de venda reconhecidos. Caso esteja interessado em um produto vendido em um site desconhecido, faça uma pesquisa na internet para descobrir se existem reclamações contra a empresa. Um bom serviço para isso é o site ReclameAqui.

12- Atualize seu sistema operacional
O Windows é o sistema operacional mais usado no mundo e quando uma falha de segurança é descoberta nele, uma série de pragas digitais podem ser desenvolvidas para explorá-la. Por isso sempre o mantenha atualizado. Você pode fazer isso procurando a opção Windows Update no sistema operacional. Para não ter que se preocupar com isso, você pode habilitar a funcionalidade de atualização automática.

Note que utilizar uma versão "pirata" do sistema operacional também é um risco, afinal, softwares nesta condição podem não contar com todas as atualizações e recursos de segurança do desenvolvedor.
Se for usuário de outro sistema operacional, como Mac OS ou alguma distribuição Linux, saiba que essas dicas também são válidas, pois falhas de segurança existem em qualquer plataforma.

13- Não revele informações importantes sobre você
Em sites de bate-papo, redes sociais ou em qualquer serviço onde um desconhecido pode acessar suas informações, evite dar detalhes da escola ou da faculdade que você estuda, do lugar onde você trabalha e principalmente de onde você mora. Evite também disponibilizar dados ou fotos que forneçam qualquer detalhe relevante sobre você, por exemplo, imagens em que aparecem a fachada da sua casa ou a placa do seu carro. Nunca divulgue seu número de telefone por esses meios, tampouco informe o local em que você estará nas próximas horas ou um lugar que você frequenta regularmente. Caso esses dados sejam direcionados aos seus amigos, avise-os de maneira particular, pois toda e qualquer informação relevante sobre você pode ser usada indevidamente por pessoas mal-intencionadas.

14- Cuidado ao fazer cadastros
Muitos sites exigem que você faça cadastro para usufruir de seus serviços, mas isso pode ser uma cilada. Se um site pede o número do seu cartão de crédito sem ao menos ser uma página de vendas, por exemplo, as chances de se tratar de um golpe são gritantes. Além disso suas informações podem ser entregues à empresas que vendem assinaturas de revistas ou produtos por telefone, por exemplo. Ainda, seu e-mail pode ser inserido em listas de SPAM.

Por isso, antes de se cadastrar em sites, faça uma pesquisa na internet para verificar se aquele endereço tem registro de alguma atividade ilegal. Avalie também se você tem mesmo necessidade de usar os serviços oferecidos pelo site.

Conclusão

Proteger-se no "mundo virtual" pode ser um pouco trabalhoso, mas é importante para evitar maiores transtornos.
A maioria dos golpes podem ser evitados se o usuário estiver atento. Por isso é recomendável praticar as dicas mencionadas nesta página.

  • 4 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Criando seu site

Separamos algumas dicas para você que quer criar seu site mas ainda não sabe ao certo por onde...

E-mail personalizado

Veja por que é importante ter e-mails personalizados com o nome do seu domínio: 1- É mais...

Como instalar o WordPress em minha hospedagem?

Neste artigo vamos mostrar como é fácil instalar o WordPress em nossa hospedagem de sites.1- Para...

Como criar uma loja virtual?

Neste artigo vamos mostrar como é fácil criar uma loja virtual em nossa hospedagem de sites com o...

Como otimizar meu WordPress?

Esta é uma dúvida comum de nossos clientes de hospedagem.E o assunto é bem vasto, já que existem...