Como otimizar meu WordPress?

Esta é uma dúvida comum de nossos clientes de hospedagem de sites. E o assunto é bem vasto, já que existem dezenas de otimizações possíveis. Porém, separamos 4 dos pontos que consideramos mais importantes, rápidos e fáceis de serem implementados:

1- Plugin de cache

A instalação de um plugin de cache como o WP Super Cache ou W3 Total Cache é essencial. Ele vai otimizar o uso de recursos de sua conta e aumentar a velocidade de carregamento de seu site.

Além disto estes plugins oferecem opções adicionais que ajudam na otimização de seu site: Minify e GZIP

Minify reduz o tamanho e a quantidade de arquivos de estilo, javascript e HTML de sua página. Isto faz com que menos requisições sejam necessárias e o carregamento destes elementos (e por consequência de todo o site) seja mais rápido.

GZIP é a compressão da página. Isto torna o carregamento do site ainda mais rápido.

2- Excesso de plugins

A variedade de plugins para o WordPress é enorme: Você tem plugins que auxiliam desde coisas simples como a otimização SEO do site, até mesmo a plugins que transformam o WordPress em uma plataforma completa para fóruns, lojas virtuais, etc. Tudo de uma forma muito fácil.

Só que toda esta facilidade tem um preço: Quanto mais plugins, mais pesado o WordPress fica. Então nossa segunda dica é com relação a quantidade de plugins que você tem instalado em seu WordPress. Verifique isto e procure manter apenas os plugins que são necessários para seu site.

Além disto evite utilizar plugins de autores desconhecidos ou que tenham sido obtidos de fontes não confiáveis. Plugins mal programados podem aumentar e muito o consumo de recursos (CPU, memória, etc.) de sua conta, mesmo para realizar tarefas simples.

Manter os plugins e o WordPress sempre atualizados também é muito importante. Não só pela questão da otimização, mas também pela segurança.

3- Versão do PHP

Se o WordPress, temas e plugins que você usa estão todos atualizados, o ideal é que você utilize sempre a versão mais recente do PHP. As novas versões geralmente oferecem mais desempenho que versões antigas. Quando o PHP 7 foi lançado, por exemplo, testes indicavam que em determinadas situações ele oferecia até 10 vezes mais desempenho que a versão anterior (PHP 5.6).

Em nossa hospedagem de sites você pode escolher a versão do PHP que deseja utilizar através do "Gerenciador de MultiPHP" disponível no cPanel (painel de controle da hospedagem).

Vale lembrar que se seu WordPress não está atualizado, se você usa plugins antigos, etc. pode ser que eles não sejam compatíveis com as versões mais recentes do PHP. Portanto ao alterar a versão do PHP em seu cPanel, recomendamos que acesse e teste seu site para verificar se ele é ou não compatível com a versão selecionada.

4- Imagens

Uma página com texto e poucas imagens geralmente fica na casa dos KB. Já com muitas imagens, a página pode chegar à 2MB, 4MB, 6MB (ou muito mais). E logicamente quanto mais pesado o site, mais lento é o carregamento dele. Então é importante ficar atento à quantidade de imagens que são inseridas na página para evitar excessos.

Uma dica aqui é utilizar um plugin como o WP Smush. Este tipo de plugin otimiza as imagens de seu site, muitas vezes diminuindo o tamanho dos arquivos em mais de 50%. E o melhor: sem que isso afete a qualidade das imagens.

Existem alguns sites e outras ferramentas de otimização que também fazem o mesmo trabalho. Então sempre que possível otimize suas imagens.

Também é necessário ficar atento à dimensão das imagens: Ao invés de usar uma imagem de grandes dimensões como miniatura em seu site (redimensionando ela com HTML ou CSS para que fique do tamanho desejado), prefira usar um editor de imagens e reduzi-la para o tamanho correto. Assim ao invés de ter uma imagem 1280x720 sendo carregada como um ícone em seu site, você vai ter uma imagem menor com exatamente o tamanho que ela deve ter. Isto torna o tamanho do arquivo de imagem menor e faz com que o carregamento e renderização de sua página seja mais rápido.

Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Como criar uma loja virtual?

Neste artigo vamos mostrar como é fácil criar uma loja virtual em nossa hospedagem de sites com o...

Escolhendo seu domínio

Domínio é o endereço de seu site na internet. Exemplo: seusite.com.br Como esta é a forma como...

Como instalar o WordPress em minha hospedagem?

Instalar o WordPress em nossa hospedagem de sites é muito fácil. Você só precisa seguir este...

Site fora do ar? Será que está mesmo?

Às vezes ocorre de você visitar um site e ele não ser carregado. Pode ser que seja um problema na...

Criando seu site

Separamos algumas dicas para você que quer criar um site mas ainda não sabe ao certo por onde...