Domínio é o endereço de seu site na internet. Exemplo: seusite.com.br
Como esta é a forma como as pessoas vão encontrar e se lembrar de seu site pessoal ou profissional, a escolha do domínio é fundamental e deve ser bem pensada.
Um nome de domínio bem elaborado ajuda no posicionamento do site em mecanismos de busca (como o Google) e na memorização do endereço pelos usuários. E este é o primeiro passo para a construção de uma marca de sucesso na internet. Algumas práticas para registrar um bom nome de domínio são:
1- Escolha um nome de acordo com o assunto a ser tratado no site
Não é regra. Mas quanto mais óbvio você for, mais vai conseguir que os usuários memorizem seu site e retornem posteriormente.
Se você pretende falar sobre comida japonesa, por exemplo, verifique a disponibilidade de um domínio do tipo comidajaponesa.com.br ou comidajaponesa.com
2- Utilize nomes curtos e de fácil entendimento
Imagine você ao telefone com um potencial cliente e ele pergunta o endereço de seu site. Você diz: "Anote aí: companhiadeballettchaicovsky.com.br".
Além de ser um nome muito grande, é um nome difícil. Lembre-se que uma vez na internet, você está aberto a receber contato de todo tipo de público. Provavelmente este potencial cliente não vai entender o endereço de seu site ou vai digitar uma letra errada e não vai conseguir acessá-lo. Resultado: Cliente perdido. Um bom domínio possui em média até 10 caracteres.
3- Registre seu domínio em várias extensões
Se você puder investir no registro de vários domínios para sua marca, pode protegê-la do uso indevido. Seja por possíveis concorrentes ou mesmo contra a infeliz coincidência de encontrar outra pessoa ou empresa que adotou o mesmo nome que o seu.
As opções são várias. Tanto entre extensões de domínio nacionais, quanto entre internacionais. Atente-se porém para o .com.br (é a extensão mais comum no Brasil).
4- Registre variações do nome escolhido
Uma idéia para garantir que mais pessoas acessem seu site é valer-se de erros de digitação comuns e registrar nomes de domínio variados. Por exemplo: O Google, sabendo que é um erro humano comum inverter algumas letras de uma palavra, registrou além de google.com, também goolge.com
5- Evite utilizar acentos e “ç”
Já há algum tempo é possível fazer o registro de domínios com acentos e cedilha. Apesar desta flexibilidade, ainda existem navegadores que não estão adaptados para reconhecerem estes endereços como domínios válidos. Isto significa que, se algum cliente tentar acessar seu site a partir de um navegador que não oferece suporte a esta configuração, ele não conseguirá.
Vale ressaltar também que apesar deste tipo de registro ser possível, na prática não tem sido muito usual. Há um senso comum de que domínios não contem caracteres especiais, então poucos adotam um domínio fora deste padrão.
6- Não registre marcas protegidas
Você pode descobrir que uma marca conhecida não possui um determinado domínio registrado. Mas não é por isto que você pode utilizá-lo. As empresas têm amparo legal e podem (e vão) lhe causar dores de cabeça por causa do uso indevido da marca.